quarta-feira, julho 08, 2009

Inverno





Maria chegou cansada. Havia passado por uma situação embaraçosa, pois não conseguia parar de tossir durante o evento.
Sorriu...
O inverno tem destas coisas... Os resfriados se apresentam, com suas manifestações variadas. Embora uma pandemia esteja pairando sobre o mundo, seu resfriado era apenas um resfriado... comum.
Olhou para sua cama, que convidava ao aconchego, com suas cobertas, cobertores e edredons... Uma impressão macia de calor, que somente esta estação nos possibilita. Nada pagava esta sensação de ternura e bem-estar. O fato de ter frio lhe possibilitava usufruir do calor que lhe acolhia... com suas plumas alvas e sua intensa capacidade de tranquilizar os problemas gerados pelos graus lá fora.
Assim é a vida, pensou... se não passarmos pelos problemas, não passamos pelas soluções. E estas soluções são os degraus que nos conduzem à sabedoria, ao discernimento, ao crescimento...
... ao SER.
Na realidade, o homem busca não sofrer por completa ignorância do intenso valor do sofrimento com esperança. Na realidade, não existe vida sem sofrimento, vida sem desgosto. Existe sim, vida sem viver. Mas, se quisermos aprender a viver, precisamos passar pelas situações embaraçosas, tristes, doídas, como forma de acrescer em nós conhecimentos antes não adquiridos. Tal sabedoria - chamada maturidade - não chega para quem não aceita a vida como ela é. Uma estrada que não nos promete somente jardins. Mas promete que aprendamos a usar os instrumentos para construir bosques floridos, que nos permitam vislumbrar e vivenciar os raios do sol e nos resguardem das fortes chuvas e dos fortes temporais.
Maria se encaminha para fechar as janelas... olha para a chuva que cai. Fina e fria. Agradece a graça de ter como se aquecer e se sentir aconhegada. Lá fora, amanhã, o sol vai brilhar. E, ao abrir a janela, poderá entender quais instrumentos aprendeu a usar com sua experiência do dia anterior. E poderá plantar a flor daquele dia. Que dará ramos, dará mais flores e - quem sabe (?) - frutos.
Recomeçar... faz parte do amanhã. Mas, sem o hoje e o ontem, não teria o re... - apenas o "começar". E começo, neste sentido, quer dizer - sem defesas, sem sabedoria. Não vale a pena!
Desejou, no fundo do coração, que todos pudessem re/começar. Para entender a maravilha que é o viver.

by Miriam