quarta-feira, março 04, 2009

Um dia como outro qualquer!



Nada que acontecesse naquele dia faria com que Maria o pensasse diferente e único. Era um dia quente, sem qualidade... pois o calor incomoda demais. Nublado, um mormaço deixando a sensação de falta de ar. As pessoas passavam cansadas, sem brilho de vida... apenas brilhavam pelo suor que lhes escorria da pele.
Um dia típico de verão, com todas as suas consequências nefastas.
Maria não gostava de verão. E estava a pensar nisto quando, de repente, encontrou-se à porta de casa com uma vizinha. As duas cansadas, suadas, a desmembrar doidices do dia calorento e insuportável... e lembravam do inverno, com seu vento gelado. Vento este que não impedia uma caminhada, um trabalho forçado. Ao contrário, caminhar até o centro comercial para trabalhar, entrar num Banco, ficar em filas, procurar mercadorias nas lojas, andar nas ruas entre multidão... nada disto é ruim, quando a estação não nos exige tanto suor.
Entre elas, a conversar na sombra das árvores do condominio, perceberam que, na realidade, já quase findando a estação, estavam pedindo arrego... Arrego de um tempo que a cada ano poderá ficar pior...
Normalmente, as chuvas de verão eram repentinas, refrescantes e rápidas. Agora os alagamentos são uma constante em qualquer parte do mundo. O calor extremo causa inúmeras catástrofes, que não nos indicam nada de positivo para um futuro recente. Muito mais para um tempo remoto.
Maria despede-se... tem que subir a escada e entrar em casa... para poder tomar um banho refrescante...
Mas tem que subir a escada... e vai subindo... cansada... se arrastando...
E sobe mais um pouco... mais um pouco...
Coloca a mão no corrimão para ter apoio...
Ah senhores das madeiras... dos desmatamentos...
Ah senhores do petróleo... do carvão... dos carros e das fábricas!
Por que não são vcs que tem que sentir tudo isto e sim nós, que precisamos subir a escada?

Enfim a casa...
Enfim um banho!!!!


by Miriam