quinta-feira, agosto 30, 2007

Nunca temas palavras grandes!

Nunca temas palavras grandes
Palavras longas e grandes significam coisas pequenas.
Todas as grandes coisas tem pequenos nomes
Assim como vida e morte, paz e guerra
Ou dia, noite, fé, amor, ler.

Aprende a usar palavras de uma grande maneira,
É difícil fazer isso
Mas elas dizem o que tu pensas.

Quando não souberes o que dizer
Usa palavras grandes...
elas, quase sempre, enganam pessoas pequenas.

Arthur Kudher a seu filho
(retirado do calendário do Sagrado Coração de Jesus)

by Miriam

domingo, agosto 26, 2007

... e sorriu...

Domingo. Lá fora a chuva não parava. Maria escutava uma música triste. Seu coração ainda estava umedecido pelas tristezas da vida, pelas dificuldades do seu dia, do seu trabalho, da sua emoção. A cada palavra que lhe vinha à mente, outra rebatia com força, em seu íntimo, impedindo que conseguisse ser completamente verdadeira nos seus insights; Nem ela mesma se permitia ver a verdade em seu coração... em sua vida. O período de tristeza que estava vivenciando ainda não passara. Mas passaría. Jesus sempre a estava amparando. - ...e se classificou psicológicamente, embora sabendo que isto não era verdadeiro.

(Riu-se...Será que todo humano poderá ser chamado de bipolar? Pois momentos de tristezas e alegrias se sucedem, fazendo com que tenhamos a certeza de que somos humanos. E que ainda estamos em busca...)

Maria arrumou uma mecha de cabelo que caía em seu rosto.. não conseguia pensar em mais nada... estava amorfa, sem sentimentos, sem bagagens, sem vontade de nada. Era uma Maria em meio a muitas outras... e estava sentindo que a última revelação que teve, em relação à pessoas amigas, a deixara inquieta e desalentada...
Pensou em um amigo que lhe enviara um e-mail dizendo que "pessoas assim como tu não existem". Respondeu, em pensamento: "Existem, sim, amigo... Mas eu ainda não encontrei"...
O que lhe dava forças era saber que, um dia, iría encontrar uma pessoa assim... Com um sentimento sincero, em uma relação transparente, sem mentiras e sem engôdos.
Mudou de posição, em sua cadeira de trabalho. Neste Domingo estava com seu trabalho parado, em razão da falta de material. E isto a preocupava. E, mesmo que não quisesse, fez correlação com seu coração... que também estava parado por falta de material....
Já as suas experiências negativas em relação à amizade, à verdade, à vida, estavam atulhadas de materiais, vindos de todos os lugares, de todas as partes... dentre flores e paisagens, musicas e silêncio, verdades e omissões destas...
Seu mundo começava a se fechar... começara a escolher por onde andar, com quem andar, como falar... não queria mais nada que a colocasse em risco. Estava numa fase onde se escondia na carcaça para não ter que olhar para o perigo, não ter que olhar para frente.
Pensou... pensou...
... a música terminara.
E ela daria um tempo maior para seu descanso.
A noite lhe seria um alento... esquecería os problemas, por algum tempo.
... e saiu...
... e sorriu...
... e dormiu.



by Miriam

quarta-feira, agosto 22, 2007

Não posso mais...

Seu corpo doía. Suas costas... pescoço... Parecia que tinha levado um tombo, ou que uma surra apanhara. Maria tinha vontade de chorar... estava cansada demais.
Não podia reclamar. Graças a Deus tinha trabalho. Graças a Deus podia se dar ao luxo de dizer que não tinha tempo. Não reclamaría por isto. Mas que estava cansada demais, ah isto estava...
A noite estava fria, mas não tanto. O dia estivera nublado, feio. Enfim o frio dera uma trégua.
Maria olhou para o teclado do PC e viu, nele, seu companheiro inseparável... Lembrou que sempre que saía à rua, uma certa melancolia a invadia. Talvez se escondesse no excesso de trabalho, para não pensar na vida. E era a única alternativa.
Estava se sentindo triste, nos últimos dias. Não queria ficar assim e sabia que passaría este período de tristeza... talvez o cansaço fosse o maior culpado por isto. Mas, mesmo assim, aquela incômoda sensação de que algo estava faltando... havia uma brecha, uma falha... não sabia o que era, exatamente. Mas sentia... e como!
A hora de descansar se aproximava e Maria decidiu que estava pronta para deixar seu trabalho e suas coisas... Apagaría a luz do escritório, viraría as costas e se dirigiría ao descanso. Mas... , mesmo que não quisesse, sua cabeça continuaría a trabalhar. Faría álbuns, usaría seu FTP para tentar transferir arquivos (lembrou que estava com um enorme problema de acesso à servidores internacionais)... quase perdería a paciência a esperar que fossem enviados os arquivos, etc... etc...
E, assim, era a sua vida. Somente assim. Mais nada. Mais nada...

by Miriam, exausta no final do seu dia...

sábado, agosto 04, 2007

Obrigada!

Maria estava cansada. Seu trabalho lhe exigia mais do que podia dar. Mas não tinha alternativa. Ou trabalhava ou não vivia...
Sexta-feira à noite. O dia havia sido chuvoso... Novamente a "inverneira" tomara conta do dia. Um inverno rigoroso como desde miúda ela não via. Pensou que sempre procurava pensar em si, e na vida, durante estes dias... talvez eles à conduzissem a uma melancolia, a qual era responsável pela inspiração ao insight.
Sorriu. Lembrou de um presente que recebera no dia anterior. Estes momentos eram especiais. Em momentos especiais, a pessoa especial a presenteava. E este fora mais do que especial. Falava de vida, de verdade, de experiências vivídas. Uma amizade querida e especial que lhe dera todas estas prendas em uma só imagem.
Esta imagem foi bem recebida. Com carinho e atenção. Às vezes a intenção ao oferecer não é igualmente sentida por quem recebe. E este não foi o caso. Maria sorriu novamente. A imagem voltou à sua mente.
... Realmente era especial.
Maria voltou novamente a sentir dor nas costas... o sono já estava a tomar conta. Um bocejo... a música calma e linda que escutava pelo rádio da internet. Estava na hora de se permitir mais uma noite de descanso. Porque não existia finais de semana para si. Trabalhava sempre... não podia parar...
Começou a imaginar-se em férias... quando poderia? Esta era mais uma das muitas incógnitas que estava habituada a viver. Pois sua vida era uma incógnita.
Balançou a cabeça... seus pensamentos já estavam sonhando...
Mais um sorriso...
Era hora. Hora de desligar o PC.
Como a vida muda!!! Como os tempos mudam!!! Como o que parece inatingível chega na hora certa!
Deu "Boa Noite" para as músicas... para sua Área de Trabalho onde o fundo é uma imagem de Jesus e um dizer que explica todo o porquê da nossa vida. E resolveu agir, antes que o sonho dos seus pensamentos se expandisse para seu corpo.
E se foi...


by Miriam, agradecida pela prenda.